Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

MEDITAÇÃO SOBRE A IMPERMANÊNCIA


Um discípulo leigo perguntou a Geshe Potowa qual seria a prática do Darma mais importante, caso fosse necessário escolher apenas uma. O geshe respondeu:

Se você quer usar uma única prática do Darma, meditar sobre a impermanência é a mais importante. No início, a meditação sobre a morte e a impermanência faz com que você comece a praticar o Darma; depois ela lhe conduz a agir com positividade; e, no fim, ela lhe ajuda a consumar a igualdade de todos os fenômenos. 
No início, a meditação sobre a impermanência faz com que você corte os laços com as coisas desta vida; depois, ela lhe conduz a eliminar todo o apego ao samsara; no fim, ela lhe ajuda a adotar o caminho do nirvana. 
No início, a meditação sobre a impermanência faz com que você desenvolva a fé; depois, ela lhe conduz a diligência na prática; no fim, ela lhe ajuda a gerar sabedoria.No início, até que você esteja completamente convencido, a meditação sobre a impermanência faz com que você procure pelo Darma; depois, ela lhe conduz à prática; no fim, ela lhe ajuda a atingir o objetivo último. 
No início, até que você esteja completamente convencido, a meditação sobre a impermanência faz com que você pratique com uma diligência que lhe protege como uma armadura; depois, ela lhe conduz a praticar com diligência na ação; no fim ela lhe ajuda a praticar com uma diligência que é insaciável.
- Citação de PATRUL RINPOCHE no livro Palavras do Meu Professor Perfeito.