Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

CANÇÃO DE MARPA

   Prostro-me e rogo àqueles que são cheios de compaixão!
   Contemplando as vidas dos mestres, percebe-se
   Que até mesmo desejar mais instruções é uma distração.
   Mantenha a essência do ensinamento em segurança, no seu coração.
   Muitas explicações sem a essência
   São como muitas árvores sem frutos.
   Apesar de todas as explicações serem um conhecimento,
   Elas não são a verdade absoluta.
   Conhecê-las todas não é conhecer a verdade.
   Muita elucidação não traz benefício espiritual.
   Aquilo que beneficia o coração é um tesouro sagrado.
   Se você quiser ser realmente rico, concentre-se nisto.
   O Darma são os meios hábeis para superar a mácula mental.
   Se você quiser ser seguro, concentre-se nisto.
   Uma mente que é livre do apego é o mestre do contentamento.
   Se você quiser ser um bom mestre, concentre-se nisto.
   A vida mundana causa lágrimas; abandone a preguiça.
   Uma caverna rochosa na selva era o lar de seu mestre espiritual.
   Um lugar deserto e solitário é uma morada divina.
   A mente cavalgando a mente é um cavalo incansável.
   Seu próprio corpo é um santuário e uma mansão celestial.
   A meditação não-distraída e a ação são os melhores de todos os remédios.
   Para você que tem a verdadeira meta da iluminação,
   Eu dei esta instrução sem segredos.
   Eu, minha instrução e você -
   Os três estão em sua mão, meu filho.
   Possam eles prosperar como as folhas, galhos e frutos,
   Sem apodrecer, esparramar ou murchar.
- MARPA (1012 - 1097)