Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

INSTRUÇÕES DE MACHIG LABDRÖN




Por noventa e nove anos, eu trabalhei pelo benefício dos seresAgora este trabalho está quase completo. Eu não nascerei novamente neste reino humano em uma forma física, nem deixarei para trás quaisquer restos ou relíquias. Mas as minhas emanações no mundo serão inumeráveis; e muitos irão reconhecê-las. Elas serão percebidas de diferentes modos, dependendo do karma, puro ou impuro. Compreendam isto, meus filhos.
Filhos afortunados, mantenham isto em seus corações. Minhas instruções sobre o Chöd são o ensinamento autêntico do Mahamudra [tib. Cha gya chen po]. Este Mahamudra não pode ser explicado em palavras. Ele não pode ser explicado, mas é como isto:
Chag é a natureza da vacuidade [da mente].Gya é a liberação da vastidão [das aparências] do samsara. Chenpo é a união inseparável [das aparências e da vacuidade]. Primordialmente coemergente, [esta inseparabilidade] como o espaço, não faz nada, não é dependente de qualquer coisa.
Do mesmo modo, a mente em si, [natural e coemergente,] não tem suporte, não tem objeto: deixem-na descansar em sua expansão natural sem qualquer fabricação. Quando os vínculos [dos pensamentos negativos] forem liberados, vocês serão livres, não há dúvida.
Quando se olha para o espaço, todos os outros objetos visuais desaparecem; também é assim para a mente em si. Quando a mente está olhando para a mente, todos os pensamentos discursivos cessam e a iluminação é atingida.
- MACHIG LABDRÖN - (1055 - 1149)