Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

VISÃO E CONDUTA



Guru Rinpoche disse que há dois aspectos dos praticantes de Dzogchen. O primeiro é desenvolver uma mente ou visão espaçosa - ilimitada, aberta, livre e solta. O segundo, as ações físicas com o corpo, a fala e a mente devem ser perfeitas - éticas até o menor detalhe. No início, isto é muito importante e então, conforme a visão gradualmente se desenvolver, a conduta tomará cuidado de si mesma, automaticamente, sem esforço, simplesmente tendo a visão profunda.
A conduta é o ideal da bondade amorosa e da compaixão diante de todos os seres, igualmente. Sem a conduta, a visão mais elevada pode ser nociva porque as pessoas pensam que têm a visão e que tudo está certo, sem dar atenção à conduta. Mas elas estão apenas pensando isso; não é uma realização verdadeira, então seu raciocínio é falho. Patrul Rinpoche disse que se alguém disser que tem a visão mas não mostrar a bondade amorosa, você deverá encher a boca dessa pessoa com o excremento de cem cidades. Então não enfatizamos apenas a visão e negligenciamos no comportamento; mas o oposto também é incorreto - não tentar entender a visão apenas e examinar apenas a conduta. Se você apenas praticar a conduta virtuosa por centenas de éons [sem a visão], a iluminação nunca será alcançada. Precisamos da sabedoria da visão - a visão pura da mente búdica. Se você praticar apenas do ponto de vista externo, será como uma galinha - é um pássaro mas não pode voar; mas se você praticar a conduta e a visão, você será como uma garuda voando e tudo se desdobrará muito rapidamente em uma única vida.
A virtude e sua prática nos beneficiam, mas isso não é permanente e pertence ao mundo da verdade relativa, que é definida em termos de bom e mau, feliz e triste, e assim por diante. Ser um Buda não é uma questão de ser feliz ou triste. "Ser um Buda" não está nesse nível. O estado búdico transcende essas categorias e é por isso que, para atingi-lo, precisamos trabalhar tanto com a conduta quanto com a visão. A questão é que precisamos juntar as duas acumulações - mérito e sabedoria. De outro modo, estaremos sempre brigando e desbalanceados em nossa vida.
- LAMA TARCHIN RINPOCHE -  www.vajrayana.org