Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE SHAMATA



Os Budas do passado alcançaram a iluminação porque eles subjugaram suas próprias mentes, enquanto nós que, ainda não conseguimos atingir a iluminação, é porque não submetemos nossas mentes. Sem alcançar em primeiro lugar a tranquilidade, a grande sabedoria primordial não pode surgir. O cultivo de quiescência é muitas vezes comparado a lavrar um campo: se você não preparar o terreno, mesmo que você plante sementes, não vai ter uma boa colheita. Da mesma forma, o cultivo de quiescência deve preceder o cultivo do insight e sabedoria. 
O Sutra Possuindo as Raízes da Virtude afirma:
Mesmo que você acumule disciplina ética por uma eternidade e cultive a paciência durante um longo período, se você não se familiarizar com a realidade, você é um extremista em relação aos meus ensinamentos.
Nesta passagem, "se familiarizar com a realidade" significa cultivar quiescência.  Assim, se você não desenvolver quiescência e discernimento subsequentemente, você não está realmente seguindo o caminho do Buda, mesmo que você esteja tentando  praticar o Dharma.  Você continuará a ser um "estranho" em relação aos ensinamentos.
- GYATRUL RINPOCHE - A Spacious Path to Freedom: Practical Instructions on the Union of Mahamudra and Atiyoga


*Quiescência é sinônimo para shamata.