DEBATE DE MANJUSHRI E VIMALAKIRTI
Manjushri
perguntou a Vimalakirti: “Como um bodisatva alcança o caminho do Buda?”
Vimalakirti disse: “É fazendo coisas que o desviam do caminho que ele o
alcança. Mesmo caindo nos infernos por ter cometido atos atrozes, ele não
apresenta qualquer agonia. Ao entrar no reino dos animais ele não tem
ignorância alguma. Ao cair no reino dos demônios famintos, méritos são
acumulados. Mesmo quando parece ser ganancioso, ele está livre do apego. Mesmo
demonstrando raiva, ele controla sua mente. Ainda que demonstre parcimônia, ele
abre mão de tudo, inclusive de sua própria vida. Aparentemente violando os
preceitos, ele é cuidadoso para não cometer a menor negatividade. Mesmo
parecendo bajulador, ele utiliza meios hábeis de acordo com o Darma. Apesar de
parecer arrogante, ele é realmente humilde. Se aparentemente segue caminhos
maléficos, ele vive em harmonia com a sabedoria do Buda. Apesar de viver na
abundância, reconhece a impermanência, não caindo na indulgência. Mesmo
possuindo uma esposa, está livre da luxúria. Mesmo levando uma vida negativa, está
guiando os outros para uma vida positiva. Ao apresentar a entrada no nirvana,
ele não está se excluindo do estado de nascimento e morte. Manjushri, ao fazer
estas coisas que vão contra o caminho, realizará o caminho do Buda.”
Manjushri
lançou a questão: “Qual é a semente que permite que alguém se torne um buda?”
Vimalakirti respondeu assim: “Todas as visões errôneas dos outros ensinamentos
e todas as negatividades são sementes para um buda; aqueles que acreditam que o
nirvana é independente das negatividades não podem alcançar o caminho do Buda.
O lótus não cresce em planícies elevadas, mas floresce na água lodosa.
Igualmente, o Darma do Buda é gerado ao viver em meio às negatividades. Além do
mais, sementes não crescerão quando plantadas no céu; plantadas na sujeira e no
esterco elas brotam vigorosamente. Da mesma forma, aqueles que imergem
completamente no nirvana não-criado não podem produzir o Darma. Ao contrário,
aqueles que chegam com egos grandes como montanhas são exatamente os que
despertam a mente que aspira ao caminho e que são capazes de produzir o Darma.
Isto é, todas as negatividades são sementes para alcançar o estado búdico. A
não ser que se mergulhe profundamente até o fundo do mar, não será possível
obter as gemas inestimáveis.
- Texto extraído da sinopse do capítulo IV do livro Buddha-Dharma: The Way To Enlightment.